Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Argentina / Articles / Juiz anula primeiro casamento gay da América Latina
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

Juiz anula primeiro casamento gay da América Latina

in ARGENTINA, 18/04/2010

Aquele que seria o primeiro casamento gay da América Latina foi anulado nesta quinta, 15, pela Justiça argentina. Um juiz do país decidiu revogar o reconhecimento legal da união entre Alex Freyre e José María di Bello. Os dois haviam se casado em dezembro na Terra do Fogo, sul da Argentina, depois que a governadora da região, Fabiana Ríos, concedeu-lhes uma autorização especial. Mas para o magistrado Marcos Meillien o enlace é "inexistente" segundo a agência de notícias EFE.

Como argumento, Meillien baseou-se no Código Civil do país, já que o texto refere-se a matrimônio como a união entre homem e mulher. "Realmente nos surpreende isto e a forma na qual atuou a Justiça. Temos que ver os termos da sentença e analisar a possibilidade de tramitar algum recurso", disse Eleonora de Maio, secretária Legal da Terra do Fogo.

O casamento gay na Argentina vem sendo bastante discutido depois de autorizações concedidas por juízes de atuação local. Recentemente, duas lésbicas casaram-se em Buenos Aires depois de terem recebido permissão da magistrada Elena Liberatori. Deputados do país vêm se reunindo em comissões parlamentares para discutir projetos de lei que autorizam a união legal entre homossexuais.
 

Bookmark and Share