Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site
Início / Ásia / Thailand / Articles / Igualdade na Diversidade Já!
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Inglês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Francês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Espanhol)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

marcado com: documentos
Sulastri Ariffin, Mira Ofreneo & Aung Myo Min, ILGA Asia reps on ILGA's world Board
Igualdade na Diversidade Já!

in THAILAND, 12/11/2007

Terceira Conferência Regional ILGA-Ásia: na cidade de Chiang Mai, Tailândia – De 24 a 27 de Janeiro de 2008

A Terceira Conferência Regional ILGA-ASIA acontecerá no período de 24 a 27 de Janeiro de 2008 em Chiang Mai, na Tailândia. A conferência reunirá ativistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) de todos os cantos da Ásia.

Esta oportunidade única tem como objetivo abrir um fórum significativo para discussão de assuntos que afetam atualmente as minorias sexuais na região.

Em seu vigéssimo-nono aniversário, historicamente marcado por fornecer espaços de reunião aos ativistas LGBT no mundo todo, a ILGA- International Lesbian and Gay Association (ILGA) demonstra que continua a fornecer uma plataforma para a construção de redes mais sólidas de grupos LGBT na Ásia.

Esta terceira conferência regional tem como meta dar continuidade e concretizar o trabalho já iniciado pelas duas conferências regionais anteriores, “De A a Z: Uma Outra Ásia”na cidade de Mumbai em 2002 e “Saindo do Armário e Sentindo-se Em Casa” na cidade de Cebu em 2005.

Em 2008, o tema foi cuidadosamente escolhido para que refletisse a diversidade de culturas vivenciadas pela comunidade LGBT , à medida que vão lutando contra a descriminação, e em certos casos em alguns países, criminalização. Reconhece também os diversos modos através dos quais os gêneros e as sexualidades são vivenciadas e definidas na Ásia e se propõe a examinar as diferentes áreas do ativismo focalizadas pelos grupos LGBT em seus respectivos países. Entre algumas destas diferenças, vale ressaltar porém uma reivindicação comum – “Igualdade na Diversidade Agora!”

Esta conferência procurará avançar ainda mais na luta pela visibilidade, pela aceitação social e pela descriminalização da comunidade LGBT nas sociedades asiáticas. Sendo assim, as apresentações nas plenárias, os workshops e outras atividades afins da conferência estarão estruturadas com declarações e desafios diante da criminalização, da descriminação e da violência e exclusão social enfrentados no seu cotidiano pela comunidade asiática LGBT.

Uma parte mais significativa desta conferência implicará na criação de uma estrutura organizacional clara e de uma agenda de ações por intermédio da direção regional e secretariado da ILGA-ÁSIA que está em mehores condições de abordar ativamente os assuntos únicos vivenciados pela comunidade LGBT na Ásia.

Caberá aos grupos LGBT localizados na cidade de Chiang Mai, tal como o CLRB ou The Committee on Lesbigay Rights in Burma (comissão de direitos lesbigay em Burma) e M-Plus organizarem no local a conferência. Os demais grupos LGBT no local estarão também envolvidos na preparação desta conferência.

A ILGA está concentrando todos seus esforços na busca de fundos para esta iniciativa em colaboração próxima com o comitê de organização. Entre os patrocinadores estão a HIVOS, a Novib Oxfam e o Fundo Global Para Mulheres.

Para maiores informações, acesse o site http://asia.ilga.org

Tradução: Paulo Roberto Celestino Guimaraes
Bookmark and Share