Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / Europa / Italy / Articles / Itália nega reconhecimento legal de uniões gays
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

Itália nega reconhecimento legal de uniões gays

in ITALY, 18/04/2010

O tribunal máximo da Itália tomou uma decisão contrária ao reconhecimento legal das uniões entre pessoas do mesmo sexo, frustrando as expectativas da militância LGBT no país. Os pedidos apresentados por três casais gays cujos requerimentos de casamento foram negados por autoridades jurídicas das cidades de Trento e Veneza, foram também rejeitados pela alta corte.

De acordo com nota divulgada nesta quarta, 14, a Corte Constitucional considerou que uniões gays são "não admissíveis" e "infundadas". Espera-se que, nos próximos dias, sejam divulgadas razões mais detalhadas para a recusa por parte da Justiça. Conhecida pelaforte atuação de políticos conservadores, a Itália é um dos poucos países da Europa ocidental que não conta com legislação específica para a comunidade gay.

Em 2007, o então primeiro-ministro Romano Prodi chegou a propor um texto sobre união civil. No entanto, o projeto nunca foi aprovado pelo Parlamento e enfrentou bastante resistência, vinda principalmente da Igreja Católica e de apoiadores do próprio Prodi.
 

Bookmark and Share