Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Argentina / Articles / Histórico: ILGALAC inaugura seu Escritório Regional em Buenos Aires, Argentina
lendo mapa..

Facebook

Histórico: ILGALAC inaugura seu Escritório Regional em Buenos Aires, Argentina

in ARGENTINA, 10/12/2013

A Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos para América Latina e Caribe (ILGALAC) comunica com alegria a abertura do seu Escritório Regional com sede na Cidade de Buenos Aires, Argentina, no próximo dia 10 de dezembro, no dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fundada em 1978, a ILGA é a única associação internacional não governamental de base comunitária centrada na luta contra a discriminação por razões de orientação sexual e identidade de gênero como tema global. É uma rede mundial de grupos locais e nacionais dedicados na busca de igualdade de direitos para as lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e Intersexos (LGBTI) e sua libertação de todas as formas de discriminação. Como parte de sua tarefa, a Associação apoia programas e ações de protesto, exerce pressão diplomática, e contribui com informação e trabalho para organizações e meios de comunicação internacionais.

Qualquer organização interessada em trabalhar pela equidade dos direitos LBGTI pode solicitar seu ingresso como membro da ILGA. Atualmente a rede mundial conta com 1.044 organizações de 117 países, e se encontra organizada geograficamente nas seguintes regiões: Nova Zelândia, Austrália e Ilhas do Pacífico; África; Ásia; Europa; América do Norte; e América Latina e Caribe.

Agora, com a abertura do seu escritório regional em Buenos Aires, a região da América Latina e Caribe torna-se a segunda do mundo com sede própria, depois da Europa. A nova sede regional contribuirá, entre outras coisas, na melhoria e interconexão com as mais de 250 organizações membros presentes nos países da Região.

Com respeito a este importante crescimento institucional, Pedro Paradiso Sottile, Secretario Regional de ILGALAC, declarou: “É um fato histórico para ILGA e todas suas regiões no mundo, assim como para a comunidade LGBTI mundial. A partir da América Latina e Caribe iniciamos uma nova etapa institucional, um desafio importante e uma grande oportunidade para fortalecer nosso trabalho e compromisso com a igualdade e a luta contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero e suas expressões. Sentimos orgulho pelo caminho empreendido na nossa região pelas organizações membro, e também pela eleição da Argentina como sede de nossa oficina regional, um país que se encontra liderando as legislações e politicas publicas para a cidadania LGBTI a nível global, e agora apoiando essa iniciativa regional”.

Por sua parte, Gloria Carreaga, Co-Secretaria General da ILGA, expressou: “Instalar um escritório ILGALAC para uma das regiões mais importantes da ILGA é um importante reconhecimento, precisamente pelos avanços que se tem conseguido na região. Desta maneira, formalizamos uma realidade para, através da institucionalização da região, dar um passo para construção de uma agenda regional e seguir dando passos que deixem uma marca para a proteção dos direitos das pessoas LGBTI, na região e no mundo. Agradeço ao trabalho desenvolvido pelos membros da ILGA na América Latina e Caribe y o apoio do governo Argentino para que isso hoje se cristalizasse.”

A América Latina e Caribe é uma região extensa, com uma diversidade de culturas e legislações que impactam diretamente os direitos LGBTI, cujo status difere marcadamente entre suas nações, como pode ser observado no informe Homofobia Estatal LGA 2013 e mapas. Pode-se dizer que os países da América Latina se destacam entre os que lideram em todo o mundo a promoção da igualdade LGBTI, graças às leis ou decisões judiciais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Cidade do México, Colômbia, Costa Rica e Uruguai. No entanto, ainda resta um árduo trabalho pela frente, com foco na erradicação dos preconceitos, os denominados valores tradicionais, os fundamentalismos religiosos e políticos – cujas consequências mais terríveis são os crimes de ódio – a criminalização da homossexualidade e com especial ênfase na luta contra a homo/lesbo/transfobia do Estado, que ainda hoje se encontra incrustrada, fundamentalmente, nos países da América central e Caribe.

 

Contribuição da ILGA com a ONU e a OEA

A ILGA possui o status consultivo do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, o que lhe permite ser uma organização participativa em todas as conferencias e sessões da ONU, trazendo maior visibilidade para a luta dos seus membros, ajudando-os a perguntar para seus governos sobre os direitos LGBTI, ou fazendo campanhas para que as organizações LGBTI possam falar em seu próprio nome nos fóruns da ONU, participando do Exame Periódico Universal (EPU), entre outras possibilidades.

Precisamente, para melhorar seu trabalho de promoção nas Nações Unidas, a Associação mudará suas operações globais de Bruxelas para Genebra, durante a primavera de 2014. Assim mesmo, a partir da América Latina e Caribe, ILGALAC vem desenvolvendo um trabalho articulado com a Unidade para os Direitos Humanos das Pessoas LGBTI da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) na OEA, colaboração que também celebrará a nova Relatoria sobre os Direitos das Pessoas LGBTI, do mesmo organismo, que entrará em funções no próximo ano em Washington.

 

Leia esta declaração também em Espanhol e Inglês.

 

Anexo

Escritório Regional ILGALAC

Endereço: Av. Córdoba 4123 – Piso 1 - (C1188AAH) Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina
Telefone/Fax: +54 11 48643716
Email: lac@ilga.org
Site: www.ilga.org / www.ilga-lac.org
Facebook: www.facebook.com/ILGALAC
Twitter: @ILGALAC
Skype: ILGALAC

 

Países que conformam a região da ILGALAC

Antigua y Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, San Kitts y Nevis, Santa Lucía, San Vicente y las Granadinas, Suriname, Trinidad y Tobago, Uruguai e Venezuela.

 

Escritório ILGA Mundial

BÉLGICA
Endereço: Rue de la Charite 17 – (1211) Bruxelas
Telefone: +32 2 502 2471

SUIÇA
Endereço: Rue de la Navigation 11/13 – (1211) Genebra
Telefone: +41 22 906 4042

Site: www.ilga.org

 

Escritório Regional da ILGA-Europa

Endereço: Rue Belliard straat 12 - (B-1040) Bruxelas, Bélgica
Telefone: + 32 2 609 54 10
Fax: + 32 2 609 54 19
Site: www.ilga.org / www.ilga-europe.org

 

 

Bookmark and Share