Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Brazil / Articles / Ator brasileiro contra a homofobia
lendo mapa..

Facebook

Aloísio de Abreu
Ator brasileiro contra a homofobia

in BRAZIL, 24/10/2013

Cansado de testemunhar o aumento dos crimes de ódio contra a comunidade LGBT no Brasil, o ator AloÍsio de Abreu decidiu manifestar-se através de uma campanha que criminaliza a homofobia em seu país.

Primeiro, o ator e roteirista resolveu sair pelas ruas do Rio de Janeiro e colar um cartaz com a seguinte mensagem: “O que você faria se soubesse que seu irmão, primo, colega de trabalho, tio, foi surrado, torturado, assassinado, só porque é gay? Isso é homofobia!”. (veja o vídeo)

"Soube que houve um aumento de mais de 46% de casos claramente homofóbicos. Não sou ativista nem militante, sou cidadão, trabalhador, gay, e quero tentar combater isso", declarou o ator.

Um dos cartazes foi colado em uma esquina do bairro do Leblon e chamou atenção dos pedestres. A ação foi registrada pelo próprio Aloísio e se tornou um teaser da campanha (veja abaixo).

A segunda parte da iniciativa começa com outro vídeo, que traz depoimentos e questionamentos de amigos de Aloísio e personalidades da mídia, como a atriz Cissa Guimarães e a apresentadora Fernanda Lima. A campanha conta também com uma fala da delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil do RJ. (veja o vídeo)

“É uma campanha a favor da criminalização da homofobia. Por que a homofobia ainda não é crime no Brasil? É uma indagação! Convidei pessoas relevantes, como a delegada Martha Rocha e também gente do dia a dia, que eu conheça. E não são gays ou lésbicas. Mas podem ter um parente ou um grande amigo gay que têm influência em casa e serão vítimas de qualquer forma”, declarou Aloísio.

Com o slogan “Quem cala, consente... e não sente!” o ator também criou uma página “Sinta muito, Brasil” no Facebook. Confira abaixo o primeiro vídeo da campanha.

Bookmark and Share