Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Brazil / Articles / Ativista LGBT recebe título de Cidadão Soteropolitano, no Brasil
lendo mapa..

Facebook

marcado com: activismo
Sessão Especial que concedeu o título de cidadão soteripolitano. (Foto: Keila Ramos)
Ativista LGBT recebe título de Cidadão Soteropolitano, no Brasil

in BRAZIL, 20/09/2013

O município de Salvador outorgou o título de Cidadão Soteropolitano (nascido em Salvador) a Wesley Francisco, ativista LGBT e pelos direitos humanos. «Wesley é um militante extraordinário, um lutador incansável contra a homofobia e pela bandeira da justiça humana», declarou o representante estatal Marcelino Galo.

O ativista da causa LGBT e dos direitos humanos na Bahia, Wesley Francisco, recebeu na noite desta quinta-feira (19) o título de Cidadão Soteropolitano, indicado pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), na Câmara Municipal de Salvador. Natural de Presidente Olegário (MG), Wesley é atualmente assessor do deputado estadual Marcelino Galo, que comentou a importância da homenagem pelos serviços prestados à capital baiana. “Wesley é um militante extraordinário. É um lutador incansável das ações anti-homofóbicas e pela bandeira da justiça humana”, afirma.

Durante a sessão especial de títulos, o militante, que mora em Salvador há 14 anos, lembrou da sua trajetória quando recém chegado à cidade, pediu atenção especial à causa LGBT e cobrou investimentos que promovam o desenvolvimento da capital. “O centro histórico e o projeto de sua revitalização precisam sair do papel urgentemente e se tornar uma realidade. Temos que passar por cima dos nossos interesses políticos partidários e ideológicos e pensar na nossa cidade”. E completou pedindo atenção especial à causa LGBT. “É preciso ter uma cidade que tome iniciativas concretas de respeito à população LGBT e a aplicação das leis que garantam a nossa cidadania”, completa.

Formado em História pela Universidade Federal da Bahia, Wesley foi integrante do centro acadêmico por quatro gestões. Participou da coordenação nacional da Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH) e foi diretor de Universidades Públicas da União Nacional dos Estudantes (UNE). É membro do Colegiado do Fórum Baiano LGBT, do Comitê Desportivo LGBT (CDG-Ba) e Secretário Regional Nordeste da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), além de ex-diretor geral da Associação Beco das Cores – Educação, Cultura e Cidadania LGBT. Atuou em 2003 no movimento de diversidade sexual, recém surgido nas universidades e em 2004 foi um dos membros fundadores do Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual (Kiu!), que existe até hoje. Wesley ministra ainda palestras voluntárias em algumas cidades, escolas e eventos ligados aos direitos humanos e direitos LGBTS.

Bookmark and Share