Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site


ES
PT
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Espanhol)
ILGA-LAC - Oficial de Comunicación Paul Caballero, ILGA-LAC - Oficial de Comunicación

Facebook

marcado com: activistas
NOTA DE PESAR

in BRAZIL, 09/04/2013

É com enorme tristeza e uma dor sem fim que o Grupo Arco-Íris comunica o falecimento na madrugada desta terça-feira, em decorrência de um infarto, do seu Vice-Presidente, ALEJANDRO POBES.

Francês de nascimento, brasileiro de criação, Alejandro tinha um espírito voluntário. Iniciou o seu ativismo, na segunda metade da década de 90, primeiramente na luta contra a aids, atuando no Grupo Pela Vidda-RJ e posteriormente no Grupo Arco-Íris, através do Projeto Rio Buddy, no qual fazia o acompanhamento domiciliar não-terapêutico de pessoas vivendo com aids. Em seguida, veio fazer parte da equipe de organização da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, sendo responsável pela logística do evento. Daí em diante, sua trajetória no Grupo Arco-Íris não parou mais, até compor a sua diretoria nos últimos mandatos.

Além de militar no Movimento LGBT, Alejandro gostava de ajudar as crianças excepcionais, recolhendo alimentos e brinquedos destinados ao Instituto Véras, onde, por muitas vezes se vestiu de Papai Noel para alegrar o Natal da garotada. Outra ação que lhe dava satisfação em realizar era rodar o Centro do Rio em dias de chuva, distribuindo toalhinhas e sabonetes para a população de rua poder tomar banho e resgatar a sua dignidade.

De perfil administrativo e pouco político, apesar da aparência séria, era uma das pessoas mais incríveis, doces e gostosas de se conviver. Sempre com uma palavra sábia e crítica, conseguia enxergar à frente do seu tempo. Com muitas histórias pra contar, viveu o auge da cultura hippie nos anos 60, sendo capa do Jornal O Globo posando à frente do Píer de Ipanema; e acompanhou boa parte dos momentos icônicos da comunidade LGBT do Rio de Janeiro, chegando mesmo a ser preso nos tempos de ditadura, ao sair de um baile gay.

Com certeza, um cara que disse a que veio e fez a diferença. Por todas sua qualidades e sua marca inconfundível, estará para sempre em nossos corações e mentes, fazendo com que a gente siga em frente na luta contra a homofobia e toda forma de opressão e por um mundo melhor.

VÁ EM PAZ AMIGO!
JULIO MOREIRA E EQUIPE DO GRUPO ARCO-ÍRIS

SERVIÇO:
O ENTERRO será: 09/04, NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA, EM BOTAFOGO, ÀS 16 HORAS.
O VELÓRIO SERÁ NA CAPELA 9.

Bookmark and Share