Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site
Início / Secretariado De Mulheres / Articles (WORLD) / Saúde Lésbica: Mitos e Realidades
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Inglês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Francês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Espanhol)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

Saúde Lésbica: Mitos e Realidades

in WORLD, 20/09/2011

Estereótipos e preconceitos ligados à orientação sexual e de gênero podem ter conseqüências adversas sobre a saúde das lésbicas. O objetivo deste projeto é desmistificar "mitos e realidades" sobre aspectos da saúde de lésbicas, como câncer de mama e colo do útero, HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis e Bem-estar

 

Em junho de 2011, a ILGA reuniu os resultados de uma pesquisa online enviada a mais de 800 e seus membros e aliados. O objetivo da pesquisa era avaliar os resultados do projeto de Mulheres da ILGA, financiado pela Oxfam-Novib, e que se desenvolveu ao longo de sete anos. Queríamos entender quais eram as áreas da saúde das lésbicas em que a ILGA deveria se concentrar nos próximos anos. Um dos resultados da pesquisa indicou que os membros e aliados gostariam que ILGA continue trabalhando com a saúde das lésbicas. Por esta razão, a ILGA desenvolver o projeto ‘Saúde Lésbica: Mitos e Realidades”.
(para acessar a íntegra do relatório en ingles, clique em http://ilga.org/ilga/en/article/mKOoA2m1gA)

 

Na maioria das vezes, as questões lésbicas são colocadas ora na categoria genérica “Homossexual” (ou seja, masculina) ora na categoria “Mulheres” (isto é, heterossexual). O mesmo se dá na questão da saúde. Embora numerosos, os estudos e estatísticas sobre a saúde das mulheres raramente são divididos em subgrupos específicos. Além disto, a pesquisa sobre a saúde dos homossexuais ainda está muito voltada para o HIV/AIDS entre homossexuais masculinos.

Dada a falta geral de foco sobre as questões relacionadas à saúde das mulheres lésbicas, a ILGA decidiu cria um projeto para esclarecer algumas idéias equivocadas sobre a saúde e o comportamento sexual das lésbicas que poderiam por em risco a vida dessas mulheres.

Três folhas duplas, que também podem ser utilizadas separadamente, abordam os “mitos e realidades” relacionados à saúde das lésbicas, e estão disponíveis em francês, holandês, inglês. Em breve, teremos uma versão em espanhol. Os temas abordados são "Câncer de Mama e de Colo do Útero”, “HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Bem-Estar”. As ilustrações no verso de cada folha ajudam a entender, em cada um dos tópicos, quais são os “mitos” e as “realidades” da saúde lésbica.

Preparamos também um quiz sobre os mitos relacionados à saúde das lésbicas, que permitirá testar seus conhecimentos sobre o tema, além de também poder ser usado em oficinas e treinamentos de conscientização.

Ajudem-nos a desconstruir alguns mitos sobre a saúde das lésbicas compartilhando e divulgando essas informações!

Inglés: old.ilga.org/lesbianmovements/ILGA_Lesbians_Health_Myths_Realities_EN.pdf
Francés: old.ilga.org/lesbianmovements/ILGA_Lesbians_Health_Myths_Realities_FR.pdf
 

Este projeto é financiado pela Fundação Belga de Combate ao Câncer, que também é responsável pela aprovação dos textos. A ILGA faz a coordenação em francês e holandês, com o apoio das seguintes instituições belgas: Maison arc-en-ciel, Plan F, Tels Quels, Merhaba, Fédération des Centres de Planning Familial, Fédération laïque des Planning Familiaux, Wish, Cavaria, Casa Rosa.


Patricia Curzi
Coordenadora de Projeto
ILGA
Os grupos devem utilizar esse material e traduzi-lo para seus idiomas locais, com a condição de que seja dado crédito à ILGA. Em caso de interesse, escrever para women@ilga.org

Traduçao: Priscila Galvão

Bookmark and Share