Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Brazil / Articles / Primeiro casamento civil entre homossexuais do Brasil autorizado
lendo mapa..

Facebook

Primeiro casamento civil entre homossexuais do Brasil autorizado

in BRAZIL, 30/06/2011

28 de junho de 2011, Dia Mundial do Orgulho LGBT, eu e meu "marido" há 8 anos, Sergio, receberemos das mãos do Oficial do Cartorio de Registro Civil a nossa certidão de casamento civil, que nesse momento está sendo lavrada no livro do cartório.

Fonte: Matrimonio homoafetivo

E com muita alegria, e aos prantos de emoção, que anuncio em primeira mão, para essas duas redes que faço parte, que amanhã, 28 de junho de 2011, Dia Mundial do Orgulho LGBT, eu e meu "marido" há 8 anos, Sergio, receberemos das mãos do Oficial do Cartorio de Registro Civil a nossa certidão de casamento civil, que nesse momento está sendo lavrada no livro do cartório.

Demos entrada no pedido de conversão da união estável em casamento civil no dia 06 de junho, correram as proclamas durante 15 dias, o Promotor Público da Cidadania Dr. Luiz Berdinaski despachou favorável e seguiu para o Juiz da 2ª Vara da Família da Comarca de Jacareí, Dr. Fernando Henrique Pinto que na data de hoje, 27 de junho, autorizou o nosso casamento civil.

Amanhã, dia 28 de junho, às 10h30min, no Cartório de Registro Civil, na Praça dos Três Poderes de Jacareí, faremos a cerimônia para recebermos nossa certidão de casamento. Como um dos preceitos do casamento é a união de duas famílias para se constituir uma nova, amanhã estaremos oficialmente constituindo a Familia Sousa Moresi, onde eu irei incorporar o sobrenome do Sergio, o "Sousa" e ele irá incorporar o meu, o "Moresi".

Amanhã o Brasil estará entrando para o seleto grupo de países que autorizam o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

E não posso deixar de agradecer aqui nesses lista do movimento LGBT, todo empenho e luta de companheiros e companheiras que bradaram nesses anos todos. O despacho de hoje autorizando o casamento civil homossexual é fruto da luta de todos vocês. E aqui em especial quero agradecer os primeiros casais que deram entrada no pedido de conversão, Toni Reis e David Harrad, Léo Mendes e Odílio, Lula Ramires e Guilherme. Encaminho o despacho do juiz para que utilizem encaminhando para os juízes e cartórios que deram entrada.

Peço aos amigos e amigas que me ajudem a dar publicidade a essa decisão, para que nossos juízes e juízas se sintam encorajados a fazerem o mesmo.

Um grande abraço, alegre, emocionado, aos amigas e as amigas do movimento nacional LGBT.

Luiz André Rezende Sousa Moresi e José Sergio Sousa Moresi ( A nova família Sousa Moresi)

Bookmark and Share