Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / Europa / United Kingdom / Articles / Reino Unido: Celebração de 40 Anos
lendo mapa..

Facebook

marcado com: parada gay
Reino Unido: Celebração de 40 Anos

in UNITED KINGDOM, 05/07/2010

Pride de Londres celebrou os 40 anos da Gay Liberation Front, o grupo que organizou a primeira marcha do Orgulho LGBT da cidade.

Tal como em Madrid o governo fez-se representar pela Ministra da Igualdade, neste caso Lynne Featherstone. Também se fez representar o Presidente da Câmara de Londres, que afirmou ser possível com a nova conjuntura política no país a aprovação da igualdade no casamento. Neste momento os casais do mesmo sexo tem acesso à união civil que é praticamente igual ao casamento no Reino Unido excepto no nome e na forma de formalizar a união.

Esta edição foi marcada também pela proposta de lei que irá permitir aos casais do mesmo sexo poderem incluir elementos religiosos nas suas uniões civis. Sinal da mudança um grupo de cerca de cem Cristãos participou na marcha com slogans como "Christian and Proud" (Cristão e Orgulhoso) ou a citação Bíblica "No fear in love" (No amor não há medo, João 4:18). Depois da parada foi realizado um serviço religioso numa igreja. A presença do grupo Cristão foi organizada por uma coligação de grupos pró-LGBT que inclui Changing Attutide, Courage UK, Evangelical Fellowship of Lesbian and Gay Christians, e o Lesbian and Gay Chrstian Movement.

A marcha percorreu a cosmopolita Baker Street até à Trafalgar Square com muitos decibéis e terminou numa festa no bairro do SoHo centro dos locais LGBT da cidade. Cerca de um milhão de pessoas participaram nos eventos.

Em 2012 a cidade que receberá os Jogos Olímpicos de Verão também será sede do WorlPride altura em que esperam concentrar um número recorde de participantes.

 

Bookmark and Share