Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site


ES
PT
Início / América Latina E Caribe / Mexico / Articles / Transexual renuncia ao Conapred
lendo mapa..

Contribuidores

ILGA-LAC ILGA-LAC
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

Este artigo foi marcado para tradução. Isto significa que um moderador o leu e considerou que seria de interesse geral para a comunidade LGTBI. Porque não aproveitar este momento e disponibiliza uma tradução numa outra língua!
Por favor tenha em conta que isto é uma tradução, como tal pode haver algumas pequenas diferenças. Melhore esta tradução
Transexual renuncia ao Conapred

in MEXICO, 01/06/2010

A activista transexual Irina Layevska Echeverría Gaitán renunciou ao grupo asesor externo do Conselho Nacional para a Prevençao da Discriminaçao (Conapred), por nao estar de acordo com o governo federal, que ditou o 17 de maio, Día da Tolerancia e do respeito das Preferencias, em lugar do Día Nacional da Luta contra a Homofobia.

Echeverría Gaitán, quem em 2008 foi aspirante a presidir o Conapred, afirmou que este organismo asumiu uma actitude de "complicidade" com os termos do decreto, o cual plasma no calendario nacional os "prejuisos" do governo panista para com a comunidade de diversidade sexual.

"A tolerancia tem uma conotaçao de poder sobre o outro; asim a direita da-se o gosto de tolerar-nos e nao de respeitar-nos", afirmou num comunicado.

Asim tambem com este decreto, o presidente Felipe Calderón "deixa ver a sua homofobia outra vez", porque foi ele quem interpuso, por meio da Procuraduría Geral de la República, o recurso de inconstitucionalidade as reformas do Código Civil do Districto Federal que garantizam o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"E è tambem o seu governo o que promove e protege aos grupos mais conservadores que desataram a campanha de odio e agresoes contra os que temos uma sexualidade diferente a da heterosexual".

Frente a esta situaçao, a activista formalizou ontem a sua renuncia ao cargo ao que tinha sido invitada por o titular da Conapred, Ricardo Bucio Mújica, no passado mes de janeiro.

Bookmark and Share