Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Argentina / Articles / Argentina: Casamento ... em Abril?
lendo mapa..

Contribuidores

ILGA Stephen Barris, ILGA

Facebook

Ocorreu um problema técnico e não foi possível suportar o formato deste vídeo. Verifique se o javascript está ativado e se há uma versão mais recente do Flash
Argentina: Casamento ... em Abril?

in ARGENTINA, 30/01/2010

Sou Esteban Paulo da Federação LGBT da Argentina. Muitas novidades por aqui, pois da última vez que nos vimos, em novembro passado, começávamos o debate no Parlamento sobre a lei de casamento para as pessoas do mesmo sexo.

Este debate não foi adiante por falta de vontade política dos parlamentares. Mas, mais à frente, conseguimos avançar, graças a um juiz federal que autorizou o primeiro casamento de dois homens na Argentina declarando inconstitucional o código civil que desejamos ver alterado. A partir daí, ocorreram uma série de idas e vindas, que finalmente permitiram, graças à decisão política da governadora da Terra do Fogo Fabiana Rios, celebrar, no dia 28 de dezembro, o primeiro casamento entra dois homens na América Latina.


Conforme atesta o documento...

E é assim que terminamos 2009: com o primeiro casamento. Nós, da Federação LGBT da Argentina acreditamos que em março-abril o debate parlamentar vá recomeçar, e que no primeiro semestre de 2010, a Argentina será o primeiro país da América a ter uma lei de casamento em nível nacional. Pensávamos que isso aconteceria em novembro, mas agora temos certeza de que alcançaremos nosso objetivo em abril.

A torcida continua!
 

Bookmark and Share