Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / América Latina E Caribe / Cuba / Articles / Informe sobre Seminário em CUBA sobre AIDS e Gays, outros HSH e pessoas trans
lendo mapa..

Facebook

marcado com: vih/sida & ists / seminário
Informe sobre Seminário em CUBA sobre AIDS e Gays, outros HSH e pessoas trans

in CUBA, 14/12/2009

I Seminário Internacional para a prevenção de HIV com Gays, outros HSH e pessoas trans, foi realizado dia 07 a 11 de dezembro no Hotel Occidental Miramar na Cidade de Havana – Cuba.

Fonte: Toni Reis

A abertura contou com a presença de Mariela Castro, filha do presidente da república, Raul Castro. No segundo dia, o vice-ministro de saúde discursou longamente sobre a epidemia da Aids e questão dos gays e outros HSH. A coordenadora do programa nacional, Dra. Rosaida Ochoa Soto, participou integralmente do seminário. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também foi representado no evento.

 Participaram em torno de 100 pessoas, a maioria sendo integrantes do Projeto HSH-Cuba, das várias províncias (estados) do país.

Sobre a experiência brasileira, eu falei sobre os avanços e desafios enfrentados pela comunidade LGBT no Brasil. Também houve uma apresentação por representante da ABIA sobre o projeto SAGAS. Houve apresentações de experiências da Suíça e da República Dominicana. O Projeto HSH-Cuba é um projeto nacional em funcionamento desde o ano 2000. É dividido em coordenações correspondentes às províncias do país. Cada coordenação tem promotores que executam as atividades do projeto junto à população de gays e outros HSH. Cada coordenação fez uma apresentação de seu trabalho.

Uma das questões que achei bastante interessante foi que o equivalente do IBGE (o ONE) tem uma pesquisa sobre quantos HSH tem em Cuba – vide a tabela abaixo. Também, sabem a proporção dos promotores do projeto em relação à população de gays e HSH e cada província.

O projeto tem uma campanha contra a homofobia. Vimos vários cartazes da campanha em vitrines de lojas no centro da cidade.

O Centro Nacional de Educação Sexual – Cenesex, da qual Mariela Castro é presidente, tem um trabalho muito interessante sobre diversidade sexual, em especial com travestis e transexuais, com capacitação em diversas áreas.

Houve várias atividades culturais, incluindo o lançamento da exposição homoerótica “Diecisiete” (ao vivo e com fotos); uma apresentação artística no Centro de Prevenção, no centro histórico de Cuba; uma apresentação por trans e travestis no CENESEX; Teatro Espontâneo; e um passeio pelas ruas de Havana Velha.

O evento foi promovido pelo Programa Nacional de Prevenção de DST/HIV/Aids, através do Projeto HSH-Cuba. Os objetivos foram:

Identificar as experiências e as lições aprendidas nos países participantes e suas práticas bem sucedidas de prevenção de HIV entre gays e outros HSH.

Promover um mecanismo de intercâmbio e cooperação técnica entre os países participantes com vistas à prevenção e ao controle do HIV entre gays e outros HSH.

Documentar e trocar as experiências as lições aprendidas, as práticas compartilhadas e suas recomendações resultantes.

Mais: http://www.undp.org.cu/documentos/genero/Ficha%20particpacion%20CNP%20y%20HSH%20en%20R2.pdf

 

Bookmark and Share