Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / Articles (WORLD) / Actividades da ILGA na ONU em 2006
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

marcado com: política
Actividades da ILGA na ONU em 2006

in WORLD, 11/12/2006

Manutenção de uma presença LGBT no Conselho dos Direitos Humanos

Os esforços da ILGA para que a orientação e identidade sexual aparecessem nas Nações Unidas aumentaram de importância em 2006 e organizaram-se á volta de três aspectos:

- A ILGA celebrou a sua XXIII Conferência Mundial em Genebra, sede do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas
- Obtenção do direito de falar em nosso próprio nome nas Nações Unidas: a campanha ECOSOC

- Manutenção de uma presença LGBT no Conselho dos Direitos Humanos na sua segunda sessão em Outubro de 2006

O Conselho dos Direitos Humanos celebrou a sua primeira sessão em Junho de 2006 depois da dissolução da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Abril.

A ILGA trouxe 26 activistas de todo o mundo a Genebra para a segunda sessão do Conselho dos Direitos Humanos, que ocorreu em Outubro de 2006 graças ao apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros Sueco, ao RFSL, á federação LGBT Sueca e ao RFSU, e á Federação Sueca para a Educação Sexual.

* Os activistas participaram num treino sobre os mecanismos dos Direitos Humanos na ONU facilitada por Kim Vance da Arc International. Eles fizeram contacto com as suas missões permanentes e participaram no CDHNU (em inglês UNHRC).

* Uma delegação de activistas da ILGA é convidada pela segunda vez pelo GRULAC, um encontro de representantes governamentais da América Latina e da região das Caraíbas. Em conjunto com a Arc International, a ILGA apresentou a nossa luta pelo reconhecimento dos direitos da LGBT na ONU e sublinhou a importância do reconhecimento do ECOSOC. O seminário dos Direitos Humanos do MERCOSUR sobre os direitos LGBT, planeado para 2007, foi também abordado.

* A ILGA organizou 4 painéis públicos no âmbito das Nações Unidas graças ao apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros Sueco e em colaboração com o RFSL, a federação sueca LGBT e o RFSU, e a Federação Sueca para a Educação Sexual. Leia os discursos dados nesses painéis:

Mulheres Lésbicas e Bissexuais – invisíveis e duplamente discriminadas

Transgéneros: uma questão emergente de direitos humanos

Vozes do Sul Global: Lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros assumem-se globalmente

Reconhecimento das ONGs de LGBT pelas Nações Unidas

Vozes LGBT das Nações Unidas
Leia os discursos sobre os direitos LGBT dados no plenário do Conselho dos Direitos Humanos

A ILGA colaborou com a Arc International na campanha que levou á Declaração da Noruega na terceira sessão do Conselho dos Direitos Humanos em Novembro/Dezembro de 2006

*A ILGA juntou-se com os seus membros a fim de assegurar um apoio alargado e inter-regional para a declaração das ONGs a favor da Declaração da Noruega.

*Em conjunto com o IGLHRC e os Direitos Globais, a ILGA foi também fulcral para assegurar que os Estados Unidos da América endossassem a declaração. Leia a carta a Condoleezza Rice.

Bookmark and Share