Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site



PT
Início / Europa / Portugal / Articles / Marcha Mundial das Mulheres
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

marcado com: política
Logo MMM 2005
Marcha Mundial das Mulheres

in PORTUGAL, 28/02/2005

Lançamento da Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade

Neste 8 de Março de 2005, Dia Internacional da Mulher, a Marcha Mundial das Mulheres lança a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade.
Adoptada a 10 de Dezembro de 2004 em Kigali (Ruanda), pelas delegadas presentes na 5ª Reunião Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, a carta apresenta o mundo que as mulheres querem construir, um mundo baseado na igualdade, liberdade, solidariedade, justiça e paz.
O lançamento far-se-á em São Paulo, no Brasil. As mulheres brasileiras organizam uma manifestação que começa às 14h na Avenida Paulista, terminando às 17h na Praça da República, no centro da cidade. Estarão presentes mulheres do Québec, onde a iniciativa da Marcha Mundial das Mulheres teve início, assim como as delegadas do Burkina Faso, país onde terminará a estafeta da Carta em 17 de Outubro de 2005. Este país foi escolhido porque é um dos mais pobres do planeta e onde as mulheres vivem violências muito específicas: mutilações genitais, casamentos precoces, poligamia, etc.
Em Portugal irá ocorrer uma acção de divulgação e sensibilização na Rua Augusta, Lisboa, dia 8 de Março, durante a tarde.
Após o lançamento no Brasil, as mulheres da Marcha Mundial organizam uma Estafeta da Carta pelo mundo. A Estafeta irá decorrer de 8 de Março a 17 de Outubro de 2005, Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza. Durante a estafeta serão organizadas acções de sensibilização e de informação sobre o conteúdo da Carta e serão interpeladas as instâncias governamentais, assim como a opinião pública.

A Carta e a Marcha


A Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade é o fruto de um longo processo de consultas, trocas e debates com grupos de mulheres provenientes de mais de sessenta países.
A Carta é constituída por 31 afirmações que descrevem os princípios essenciais à construção deste mundo e será acompanhada de outros textos que facilitam a sua compreensão e utilização.

A Marcha Mundial das Mulheres é uma rede mundial de acções feministas que reúne 5.500 grupos de mulheres de 163 países e territórios.
A Marcha Mundial das Mulheres é composta por grupos de mulheres de origens étnicas, culturais, religiosas, políticas, de classe, de idade e de orientação sexual diversas.
Existem integrados na organização da Marcha 3 grupos de trabalho, cujo objectivo é propor reflexões e discussões sobre temas que a Marcha deseje aprofundar e asseguram a difusão junto das coordenações nacionais. São eles: Grupo de trabalho sobre a violência sobre as mulheres e tráfico sexua; Grupo de trabalho sobre as alternativas económicas feministas; Grupo de trabalho sobre os direitos das lésbicas – o seu papel é reunir informações sobre a situação das lésbicas no mundo e disponibilizá-las às coordenações nacionais, identificar militantes em todas as partes do mundo e estabelecer contactos com a MMM e organizar um seminário de formação sobre o tema. Coordenação: Marcha Mundial das Mulheres na Holanda.

Mais informações em: www.marchemondialedesfemmes.org
Bookmark and Share