Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site
Início / Europa / Hungary / Articles / Depois de Santiago de Chile: Budapeste
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Inglês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Francês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Espanhol)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

marcado com: política
Depois de Santiago de Chile: Budapeste

in HUNGARY, 22/10/2004

Coming Out to the EU (Saindo do armário da União Européia) é o tema da conferência anual européia da ILGA, em outubro em Budapeste

De 27 a 31 de outubro de 2004, mais de 200 ativistas de toda a Europa se reunirão em Budapeste para a 26ª Conferência Européia da ILGA. A conferência é uma oportunidade única de compartilhar experiências, conhecimentos e habilidades, planejar e coordenar campanhas e projetos conjuntos, aprender sobre os mais recentes desenvolvimentos na luta por igualdade e justiça. A Sra. Kinga Göncz, Ministra Húngara de Oportunidades Iguais e representante da presidência da União Européia holandesa será a anfitriã da conferência.

A Europa tem sido testemunha de mudanças fundamentais nos últimos anos. Sem dúvida, um dos desenvolvimentos principais foi o aumento da União Européia e o fortalecimento de suas relações com as regiões vizinhas. Para marcar esta transição e garantir a visibilidade contínua dos indivíduos LGBT, a ILGA-Europa decidiu hospedar esta conferência na Hungria, em cooperação com a Háttér Support Society for LGBT People (Sociedade Háttér de Apoio a Indivíduos LGBT).

Este é um momento importante para moldar a política futura da UE no campo da igualdade e da não-discriminação. Embora na União Européia haja uma legislação que exige que os estados membros acabem com a discriminação com base em orientação sexual no trabalho, ainda há problemas com a implementação desta diretiva. Representantes dos estados membros da UE debaterão sobre como garantir a transposição dessa legislação e, o mais importante, que ela seja posta em prática. É importante que as leis sejam aprovadas, mas é igualmente importante que os empregadores estejam familiarizados com as novas exigências e que os funcionários LGBT estejam conscientes de seus novos direitos. Este ano a Comissão Européia publicou um green paper sobre o Futuro da Não-discriminação e Igualdade na UE (2007 a 2013). O resultado do debate deste documento definirá o futuro das políticas não-discriminatórias na UE e na Europa como um todo.

A ILGA-Europa, juntamente com seus membros, realizou um estudo sobre discriminação com base na orientação sexual nos 10 novos estados membros, antes de se integrarem à UE. Os resultados da pesquisa estão em um relatório chamado “Enfrentando o desafio da integração”, disponível para download em nosso site .

A conferência de Budapeste é também uma excelente oportunidade para os ativistas dos países que não fazem parte da EU se reunirem e discutirem as condições em seus países, trabalhando por possíveis soluções em prol da situação dos indivíduos LGBT. Pela primeira vez na história das conferências da ILGA européia, haverá representantes de países como Montenegro, Kosovo, Líbano e Quirguistão. Questões como prevenção de HIV/AIDS, fortalecimento de organizações para os direitos humanos e respostas à violência homofóbica estão entre os problemas mais prementes. Entre os muitos outros temos, há também trabalho com partidos políticos, projetos de tolerância na escola, transgêneros, grupos religiosos, captação de recursos, lobby nas Nações Unidas, organização de uma vida social fora das grandes cidades e movimento de mulheres lésbicas e bissexuais na Europa Oriental. Todas essas e outras questões serão debatidas durante sessões plenárias, oficinas e reuniões.

Este ano, a conferência acontecerá na maravilhosa cidade de Budapeste, já conhecida por sua beleza e hospitalidade. A Háttér Support Society for LGBT People, que será a anfitriã da conferência, também preparou uma rica programação social para os representantes, incluindo um passeio pela cidade, discoteca para mulheres e um jantar no Danúbio. Para obter mais informações sobre a conferência, consulte o site ILGA Europe.

Tradução: Adriana Souza

Bookmark and Share