Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site
EN

ES
PT
Início / América Latina E Caribe / Chile / Articles / 14-17 e setembro / Santiago – Chile
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Inglês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Espanhol)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

marcado com: documentos
14-17 e setembro / Santiago – Chile

in CHILE, 11/08/2004

A III Conferência Regional da ILGALAC para a América Latina e o Caribe se insere como marco de celebração da Semana do Orgulho homossexual e da Independência Nacional do Chile.

A semana se inicia com a realização de um Fórum Social para a Diversidade Sexual, que abre o processo de participação das organizações sociais e políticas chilenas no Fórum Social Chileno, que será realizado em novembro do corrente ano.

Com o tema: Homossexualidades, Globalização e Movimentos Sociais na América Latina terá inicio, no dia 14 de abril, a Terceira Conferência Regional da Associação Internacional de Lésbicas e Gays – ILGALAC, para a América Latina e o Caribe.

Os temas que serão abordados nesta ocasião estarão centrados nos avanços legais e normativos que a região tem registrado nos últimos anos. Do mesmo modo, esta avaliação será contextualizada nos processos de globalização econômica, política e cultural, vividos pela população desta região para, em seguida, dar início a um debate acerca do papel das organizações LGBTTI neste contexto.

A solidariedade com outros movimentos sociais que desenvolvem lutas de liberação e críticas à cultura patriarcal e a um sistema social injusto, é também um dos eixos de desenvolvimento desta conferência que, durante seus três dias de realização, tem como objetivo a elaboração de um Plano de Ação para os próximos dois anos, além de eleger uma nova mesa diretora regional, até hoje presidida por Rosangela Castro y Carlos Sánchez, ex dirigente do Movimento Unificado de Minorias Sexuais – MUMS (Chile), e atual Presidente do Sindicato Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Luis Gauthier.

Para participar da III Conferência Regional da ILGA, é necessário que a sua organização seja membro da Associação.

Torne-se um membro da ILGA

OS GRUPOS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE PAGAM APENAS 20 Euros (US$ 25)

As agremiações que na América Latina fazem parte da ILGA devem estar em dia com o pagamento de suas cotas de associado.

CUBA SE ORGANIZA E PARTICIPA...

Com muito prazer e alegria recebemos a notícia de que, em Havana, um grupo de profissionais da Sociedade Cubana Multidisciplinar para o Estudo da Sexualidade – SOCUMES, foi constituído na secção de Diversidade Sexual. Sua mesa diretora, integrada pelo Dr. em Ciências Históricas, Julio César González Pagés, como Presidente, e o professor Rolando Segura Jiménez, como Secretário, já iniciou os contatos para integrarem-se à ILGA, pois consideram muito importante colocar Cuba entre as vozes libertárias da sexualidade.

Até a década passada, tínhamos notícia de que existiam situações de discriminação e perseguição contra homossexuais. O escritor Reinaldo Arenas, cubano que faleceu em Nova Iorque, em conseqüência de sua soropositividade, escreveu sobre esta situação, denunciando o medo e a perseguição de que os homossexuais cubanos estavam sendo vítimas.

Desde o início da década de 90, do século XX, graças à luta política e ideológica impulsionada por artistas e intelectuais revolucionários, muitos deles lésbicas e gays, teve início um debate que produziu interlocuções significativas com a realidade que era vivida por lésbicas e gays em Cuba. Disto, passou-se à tentativa de revogação de todas as normas legais que discriminavam e perseguiam a homossexualidade.

O filme Morango e chocolate marcou um ponto importante neste debate. Silvio Rodríguez, Pablo Milanés, entre outros artistas e revolucionários, contribuíram notavelmente para a mudança das condições que hoje caracterizam a vida em Cuba.

Teremos a oportunidade de conhecer sua experiência durante a Conferência de Santiago.
Bookmark and Share