Home, Asia, Europe, North America, Latin America and Caribbean, Oceania, Notícias, Mapa do site
Início / Europa / Lithuania / Articles / 11ª Conferência Anual da ILGA-Europa
lendo mapa..

Contribuidores

anonymous contributorPublicado anonimamente. (Inglês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Francês)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Espanhol)
anonymous contributorPublicado anonimamente. (Português)

Facebook

marcado com: documentos
11ª Conferência Anual da ILGA-Europa

in LITHUANIA, 14/11/2007

Delegados da conferência anual da ILGA-Europa experimentam discriminação e resistência em Vilnius

… mas estão unidos e determinados a trabalharem juntos por uma Europa de igualdade e respeito

De 25 a 28 de outubro de 2007, quase 200 delegados de toda a Europa reuniram-se em Vilnius, capital da Lituânia, para a 11ª Conferência Anual da ILGA-Europa. Apesar de um evento público para exibir a bandeira do arco-íris durante a conferência ter sido banido pelo Prefeito de Vilnius e de ter havido uma demonstração contra a conferência, os delegados estão determinados a lutar contra o preconceito, a discriminação e a injustiça.

Durante 5 sessões plenárias, 2 painéis de discussão, 21 workshops com uma série de grupos organizados, os delegados tiveram a chance de escutar, participar de discussões e interagir com proeminentes especialistas internacionais, europeus e nacionais, sobre igualdade e direitos humanos. O programa da conferência deste ano incluiu uma agenda diversificada e cobriu um amplo leque de assuntos, desde o trabalho na ONU e nível europeu até desafios de desenvolvimento organizacional em grupos LGBT. O programa foi desenhado de forma a assegurar que os delegados tivessem não só uma oportunidade de escutar mas também de interagir ativamente e participar de todas as discussões. Como sempre, a conferência teve dois workshops de formação prática e capacitação em desenvolvimento de estratégias de advocacia e uso de vídeo para monitorar abusos de direitos humanos.

A conferência anual da ILGA-Europa é também o encontro geral anual da associação e os delegados aprovaram o Plano Estratégico para 2008-2011 e elegeram um novo Comitê Executivo para 2007-2008:

1. Pierre Serne (França)

2. Renato Sabbadini (Itália)

3. Lisette Kampus (Estônia)

4. Ruth Baldacchino (Malta)

5. Chrsitine Le Doare (França)

6. Martin Christensen (Dinamarca)

7. Deborah Lambillotte (Bélgica)

8. Linda Freimane (Letônia)

9. Tomasz Szypula (Polônia)

10.Natasa Sukic (Eslovênia)

Os membros suplentes eleitos são:

· Paata Sabelashvili (Geórgia)

· Irmeli Krans (Suécia)

Ruth Baldacchino (Malta) e Janfrans van der Eerden (Holanda) foram eleitos representantes europeus no Comitê Executivo da ILGA.

A conferência também votou para eleger o local para a conferência anual da ILGA-Europa em 2009, que deverá acontecer em Malta.

Patricia Prendiville, Diretora Executiva da ILGA-Europa, disse:

“Esta foi uma conferência positiva e de muito sucesso. Nós tivemos grandes palestrantes de várias instituições internacionais, européias e nacionais. Os representantes oficiais da União Européia trouxeram a boa notícia de que a Comissão Européia incluiu, no seu plano de ação legislativa do próximo ano, uma proposta para uma diretriz que tratará da hierarquia de leis anti-discriminatórias na União Européia e que introduzirá um veto à discriminação por orientação sexual em outras áreas além do emprego. Nós escutamos vários representantes oficiais nacionais falarem sobre o trabalho e o compromisso deles em relação à igualdade e aos direitos humanos ligados a temas LGBT. Nós também promovemos um lançamento europeu dos Princípios de Yogyakarta, um documento internacional inovador, fornecendo uma nova perspectiva para as questões de direitos humanos de pessoas LGBT, além de um ímpeto a nível universal.

Ao mesmo tempo, nós também aprendemos que não será fácil obter novas proteções da União Européia e não podemos dar a promessa da Comissão como certa. Nós também testemunhamos, em primeira mão, e experimentamos o rosto feio da violência e do ódio. A explosão da bomba de fumaça em um clube perto do local da conferência, onde vários delegados se socializavam na primeira noite da conferência, o veto do Prefeito de Vilnius ao evento público e uma demonstração protestando contra a conferência serviram como um lembrete de que o ódio, a violência e o preconceito estão vivos e bem na Europa. Estes eventos também causaram uma considerável cobertura da mídia na Lituânia e em toda a Europa. Felizmente nenhum delegado foi ferido e nós acreditamos que o ataque da bomba de fumaça não teve como alvo a conferência e seus delegados. Entretanto, tais métodos não-civilizados e perigosos, com uma clara falta de atenção ao direito humano básico de expressão e reunião, da parte do Prefeito de Vilnius, só nos faz mais determinados a trabalhar com uma determinação ainda maior em favor da igualdade, do respeito e da felicidade de cada pessoa na Europa.”


Para mais informações, favor contactar
Juris Lavrikovs no nr. de telefone + 32 496 708 375

Notas dos editores:

(1) ILGA-Europa é a Região Européia da Associação Internacional de Lésbicas e Gays e trabalha pela igualdade e pelos direitos humanos para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros na Europa.

(2) A Conferência Anual é promovida pela Liga Gay Lituana

(3) Favor visitar nossa página da conferência para todas as notícias, atualizações diárias, relatos e imagens da conferência.

Tradução: Maria Fernanda Vasconcelos de Almeida
Bookmark and Share